Em algum momento do semestre passado, Lula percebeu o quanto sua constante defesa de ditadores de esquerdajogo do tigrinho é ilegal, seu negacionismo diante do desmonte acelerado de instituições democráticas liderado por aliados de esquerda e sua complacência com violações de direitos humanos em países "resistentes ao imperialismo" favoreciam seus adversários.
jogo do tigreAdotou, então, uma postura mais cautelosa: distanciou-se de Daniel Ortega, evitou ungir Nicolás Maduro em sua autoproclamada vitória e até endossou a pressão internacional para que fossem apresentadas as atas eleitorais venezuelanas. Pelo que se conhece de Lula, esse esforço de autocontenção não deve ter sido fácil.
![Na ilustração em bico de pena preto e branco, um antigo modelo de aspirador de pô e ao seu lado direito um velho livro em pé. O fio do aspirador está plugado no livro. Na base do livro duas teias de aranha à direta e esquerda da lombada e, sobre o tecido do depósito do lixo do aspirador, a marca de uma estrela de cinco pontas.](https://f.i.uol.com.br/fotografia/2025/01/14/17368841806786bfd432622_1736884180_3x2_md.jpg)
Na formação política de Lula, a esquerda é definida por uma premissa central e algumas convicções. A premissa é que a igualdade política garantida pela democracia deve ser usada para promover igualdade ou justiça social. Isso remonta à Revolução Francesa, muito antes do surgimento do marxismo: ser de esquerda é lutar para superar a desigualdade por dever de justiça.
18+ | Jogue com responsabilidade. Na ZA9BET sua diversão é garantida a partir de 1 real! Cadastre-se e jogue. Depósito a partir de R$ 1. Saques Diários Ilimitados. Apostas Ao Vivo. RA1000. As Melhores Odds. Melhores Cotações. Suporte 24/7. Saques a Partir de R$10.Além disso, há um pacote de convicções típicas da esquerda marxista de primeira geração: a crença de que as forças genuínas da sociedade estão na base social (basismo); a ideia de que propriedade e lucro são frutos da exploração do trabalhador (anticapitalismo); a defesa do alinhamento e simpatia automáticos com as formas de luta dos trabalhadores (trabalhismo); a priorização da igualdade social sobre a igualdade política e as liberdades individuais; e a visão de que o imperialismo capitalista é o grande inimigo da humanidade (anti-imperialismo seletivo).
![fortune tiger](/images/00162.jpg)
Com esse conjunto de crenças, é compreensível o custo de se distanciar de regimes como os de Venezuela, Nicarágua ou Cuba. Um democrata não teria qualquer dificuldade: são autocracias. Mas, quando a igualdade social é colocada acima da igualdade política e dos direitos individuais, a decisão se torna muito menos óbvia.
Caciques do PT, por exemplojogo do tigrinho é ilegal, não se desviaram do seu alinhamento com seus autocratas preferidos. Afinal, ser de esquerda é mais importante do que ser democrata. E a "democracia que está aí" nunca foi a verdadeira democracia, que só será alcançada com o advento do socialismo. Por isso aceitou prontamente a eleição de Maduro, pressionou o governo Lula para que fizesse o mesmo e mandou representantes para a sua posse. "Perca-se a eleição, mas não se perca a coerência", acredita. Coerência com as crenças da esquerda marxista mais antiga, claro.