tigrinho desenho Opinião - Bruno Gualano: Sobre gramados e opiniões artificiais

A polêmica do gramado incendiou quando um grupo de jogadores de elite manifestou seu descontentamento com o piso sintético. A fumaça se alastrou pelos programas jornalísticostigrinho desenho, mesas de bar e redes sociais. Não há quem não tenha uma opinião sobre o assunto —como não há quem não tenha opinião sobre tudo hoje em dia.

jogo do fortune tiger

Porém, Sócrates —não o jogador— costumava dar de ombros à mera opinião (doxa), por considerá-la enublada pelos sentidos e pela paixão. O fato de os defensores dos campos artificiais serem a esmagadora maioria entre os torcedores de Palmeiras, Atlético e Botafogo (adeptos do campo artificial), e o inverso ocorrer entre seus adversários, é sinal de que o grego era mesmo um craque do pensamento — assim como o xará da camisa 8.

A imagem mostra jogadores de futebol em um campo, com foco nas pernas de um jogador vestindo um uniforme verde e branco, enquanto outro jogador, em uniforme preto, está em movimento ao fundo. A grama do campo é visível e a bola de futebol está parcialmente visível no canto inferior direito. Jogadores de Palmeiras e Corinthians durante partida do Campeonato Brasileiro no Allianz Parque, estádio que usa grama sintética - Mathilde Missioneiro - 2.jul.2024/Folhapress

Em contendas sentimentais como essa, a racionalidade da ciência pode contribuir. Em setembro de 2024, quando o tema ainda estava em banho-maria, escrevi sobre os riscos de lesão em gramados sintéticos. Atualizo: segue não havendo evidências de que esses campos representem uma ameaça à segurança dos jogadores. Essa conclusão, contudo, não pode ser incondicionalmente generalizada para locais onde não se tem estudos. Entre as confederações que optaram por jogar no escuro, está a brasileira. Cobrado pela inação, Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF, disse ao UOL que a entidade "está fazendo um estudo bastante profundo dentro do Brasil, não com dados científicos externos". Saiu-se com a máxima da pizzaria em caos: "–Meu senhor, cadê a pizza que pedi há um tempão?" "—Saiu agorinha mesmo, chefe!"

ZA9BET - Até R$ 3000 em Bônus Semanal - Venha para o ZA9BETCashbacks para deixar sua banca pronta para a próxima luta. jogo fortune tiger

Para enganarmos a fome, convido o leitor a relembrar as incógnitas sobre o tema e a exercitar o raciocínio científico na esperança de esclarecê-las.

fortunetiger

A começar pela central: a prevalência de lesões difere entre os tipos de gramados brasileiros? Uma resposta convincente demandaria comparar a ocorrência de lesões normalizada pelo tempo de exposição. Ou seja, a cada x horas de futebol praticado, houve um número y de lesões no piso sintético e z no natural. Testes estatísticos triviais permitiriam dizer se y e z são diferentes.

Cuide-se tigre jogo tigrinho fortune

A superfície influencia a gravidade e os tipos de lesões (musculares, articulares, ósseas etc)? A aplicação do mesmo método comparativo, mas agora classificando as lesões por tipologia e intensidade, sanaria essa lacuna.

fortune tiger

Quem são os atletas que se machucam em cada tipo de gramado? A experiência prévia ou a prática atual no piso sintético protege contra lesão? Mulheres e homens estão sujeitos aos mesmos riscos? Análises segmentadas conforme as características dos lesionados poderiam esclarecer essas dúvidas.

Como a escassez de recursos não é uma justificativa plausível para a CBF se opor à ampliação do estudotigrinho desenho, também seria interessante investigar se jogadores das categorias de base —mais habituados ao gramado artificial do que as gerações anteriores— estão sujeitos a riscos aumentados ou reduzidos nos diferentes pisos.