A sensação térmica beirava os 35°C, mas na camisa branca de José Antônio Parente não se via um pingo de suor. O que é até compreensível para um mato-grossense criado em Cuiabá. "Cara, eu estou fora de Cuiabá há muito tempo", diz elecasa de aposta chinesa, mais conhecido como Totó Parente. "Mas é 40, 42, 43°C. É assim."
Se a sua origem pode o ajudar neste verão abafado, é justamente a pecha de forasteiro que tem sido um dos obstáculos que o novo secretário municipal da cultura de Ricardo Nunes (MDB) têm enfrentado nesses primeiros 20 e poucos dias que tem de cargo.
Bônus de R$5 no Aviator e 100 giros grátis na 98. 18+ jogue com responsabilidade. Diversos jogos de sorte com benefícios para novos usuários, venha conferir na Sportingbet. Seguro.
Por um lado, houve quem destacasse o fato de Parente ser ex-vereador de Cuiabá e que, por não ser daqui, estaria pouco familiarizado com o setor, as manifestações e os equipamentos culturais da cidade.
Para estes, ele tem uma resposta direta: "Isso é xenofobia".
fortune tiger"Eu me sinto paulistano como qualquer paulista que nasceu aqui. Eu morei aqui, casei aqui, namorei aqui, estudei aqui, militei politicamente aqui, votei aqui no prefeito Ricardo Nunes, fiz campanha nesta cidade. Eu respiro São Paulo —e eu gosto de cultura."
Ao longo da carreira, Parente também passou por Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro e trabalhou com nomes como Lindbergh Farias (PT-RJ), Wilson Witzel (PMB), Simone Tebet (MDB), Dilma Rousseff (PT) e Lula.
Divirta-se com Jogos Online | Subway Surfers tigre jogoPor outro lado, alguns críticos destacam o fato de o secretário não ter em seu currículo cargos de gestão na área cultural.
Segundo ele, o que Nunes queria para a pasta da cultura era diálogo. No final do ano passado, a prefeitura e o governo federal se viram num imbróglio envolvendo uso irregular recursos da Lei Aldir Blanc para financiar projetos do município. O governo repreendeu formalmente a gestão Nunes, que, na época, desistiu de usar os recursos.

"Eu não estava na secretaria, mas no final do ano foi solicitada uma autorização para usar esse recurso e ser reposto. A CGU deu um parecer favorável, e o Ministério da Cultura deu um parecer contrário. Esse recurso não chegou a ser usado. Capítulo encerrado", explica. "Eu se eu tivesse aqui eu não faria isso. Mas não houve nenhuma ilegalidade ou problema jurídico."

Apesar de não ter gestão cultural no currículo, Parente diz que se sente preparado como gestor. "Fui secretário nacional de articulação do Ministério do Planejamento e Orçamento [de Tebet], que é um dos ministérios mais complexos que há, e a minha função era justamente fazer um diálogo de alto nível."
É o que promete. A primeira fase tem sido a tentativa de contato com ex-secretários. No oitavo andar do centenário edifício Sampaio Moreira, há um mural com fotos de quem passou pela pasta na capital paulista. "Eu boto o nome no Google. Está vivo? Eu ligo e peço a conversa. Estou conversando com todo mundo."
De seu gabinete, Parente tem vista privilegiada para uma das principais fontes de dor de cabeça para quem assume o cargo, o Theatro Municipal. Entre editais contestados ou suspensos, a instituição vive envolta em crises há mais de uma década.
Atualmentecasa de aposta chinesa, o teatro é gerido pela organização social Sustenidos. Há cerca de dois anos, o Tribunal de Contas do Município solicitou que a Fundação Theatro Municipal realizasse novo edital para a escolha de uma organização para gerir o teatro, após a casa ter enfrentado uma onda de demissões e déficit de milhões.